Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

2011

E-mail Imprimir PDF

RESULTADO FINAL

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto divulga o resultado final do Processo Seletivo de 2011.

O Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem terá início no dia 14 de março de 2011.

A Secretaria do Programa entrará em contato com os aprovados em janeiro de 2011 para confirmação da data de matrícula.

Para visualizar a lista com os resultados, clique aqui.

HORÁRIO DAS ENTREVISTAS

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto informa que as entrevistas serão realizadas dia 14/12/2010, terça-feira. Para saber local e horário, clique aqui.

RESULTADO DA PROVA ESPECÍFICA

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto divulga o resultado da prova específica do Processo Seletivo de 2011.

Para visualizar a lista com os resultados, clique aqui.

Em breve será divulgada a lista dos candidatos com o dia e com os horários das entrevistas.

Resultado da prova de língua estrangueira

Resultado dos pré-projetos inscritos

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto divulga o resultado dos pré-projetos inscritos no Processo Seletivo de 2011. Para visualizar a lista com os resultados, clique aqui.

Inscrições homologadas - Processo seletivo 2011/1

Edital N.02/2010 Processo Seletivo 2011 POSLETRAS em pdf RETIFICADO

Instruções “Preenchimento da GRU” AQUI

Ficha de Inscrição no Processo Seletivo.
 

EDITAL Nº 02/2010

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

 MESTRADO EM LETRAS: ESTUDOS DA LINGUAGEM

 PROCESSO DE SELEÇÃO 2011

 
 
O Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de 2011 de seu Mestrado Acadêmico. A área de concentração do curso denomina-se Letras: Estudos da Linguagem e organiza-se em duas linhas de pesquisa: 1) Linguagem e Memória Cultural; 2) Tradução e Práticas Discursivas. A descrição de cada linha de pesquisa encontra-se a seguir.

Linha de pesquisa Linguagem e Memória Cultural: Estudo de representações da memória, historicamente constituídas em sua diversidade cultural. De caráter interdisciplinar, orienta-se para o estudo das produções linguísticas, discursivas, literárias e artísticas, consideradas em suas especificidades ou inter-relações.

Linha de pesquisa Tradução e Práticas Discursivas: Estudo das práticas discursivas, dos seus processos de constituição e da tradução em contextos interculturais e em sistemas semióticos variados, tendo em vista suas múltiplas materializações, da produção à recepção. 

  1. INSCRIÇÕES

    Período: de 16 de agosto a 17 de setembro de 2010
    Horário: das 13 h às 17 h 

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Letras – Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (Campus Mariana) – Rua do Seminário, s/n – Mariana – MG

Inscrições por correspondência: serão aceitas inscrições com data de postagem entre 16 de agosto a 17 de setembro de 2010 e endereçadas para:

Programa de Pós-graduação em Letras

Departamento de Letras

Instituto de Ciências Humanas e Sociais – UFOP

Campus Mariana

Rua do Seminário, s/n

35420-000 Mariana – MG

Os candidatos ao Programa de Pós-graduação em Letras da UFOP deverão ser portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com graduação em nível de bacharelado ou licenciatura plena (ou documento que comprove a conclusão do curso antes do início do 1º semestre letivo de 2011).

 

Divulgação do deferimento das inscrições: em 22 de setembro de 2010, às 18 horas, na Secretaria da Pós-graduação em Letras e na página eletrônica do Programa (www.posletras.ufop.br).


 2. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO 

 

a) requerimento em formulário próprio, disponível na página (www.posletras.ufop.br) no link Ficha de inscrição. (Para acessar a “ficha de inscrição” Aqui ).
 
b) foto 3x4;

c) fotocópia do documento de identidade;

d) fotocópia do CPF;

e) fotocópia da certidão de nascimento ou casamento;

f) comprovação de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de brasileiro, e, em caso de estrangeiro, comprovação de regularidade da estadia no país;

g) fotocópia do diploma de graduação ou documento que comprove a conclusão do curso antes

do início do semestre letivo de 2011/1;

h) fotocópia do histórico escolar do curso de graduação;

i) curriculum vitae, modelo Lattes-CNPq, acompanhado de comprovantes;

j) 05 (cinco) cópias do projeto de pesquisa (vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa),

elaborado pelo candidato, conforme as normas previstas neste Edital (Nos projetos não deverão constar o nome do candidato ou qualquer outra referência que o identifique. A não observância desse item resultará em desclassificação. O candidato receberá um número que identificará seu projeto);

k) cópia do comprovante de depósito da taxa de inscrição no valor de R$50,00 (cinquenta reais). O pagamento será feito através da GRU, disponível na página eletrônica www.tesouro.fazenda.gov.br (Instruções “Preenchimento da GRU” AQUI).

 

Em caso de reprovação ou de desistência, a taxa de inscrição não será devolvida. 


3. PROCESSO DE SELEÇÃO

 – Todas as fases do processo são de caráter eliminatório. Em cada
etapa a nota mínima para aprovação será 7 (sete). A divulgação das notas de cada etapa será feita ao final do processo seletivo.

 

 3.1 Pré-projeto de pesquisa – apresentado no ato da inscrição, com tema relacionado a uma das linhas de pesquisa do Programa, segundo as seguintes orientações: deve ser escrito em língua portuguesa e conter obrigatoriamente os itens: título provisório, delimitação do tema, objetivos, justificativa, em que o candidato deverá também expor acerca da adequação do projeto à linha de pesquisa escolhida, metodologias e referência bibliográfica. O texto do projeto não deverá exceder 10 páginas, incluídas as referências bibliográficas. Fonte Arial 12, espaçamento 1,5, margem superior 3cm, inferior 3cm, direita 3cm e esquerda 3cm. Não serão aceitas inscrições de candidatos que apresentarem projetos fora das normas especificadas no presente Edital.

Serão considerados aprovados os projetos com nota igual ou superior a 7 (sete).

Data de divulgação dos pré-projetos aprovados: 07 de outubro de 2010, às 18 horas, na Secretaria da Pós-graduação em Letras e na página eletrônica do Programa (www.posletras.ufop.br).

 3.2 Prova instrumental de língua estrangeira – Prova escrita, com respostas escritas em língua portuguesa, para os candidatos que tiveram seus projetos aprovados. Será exigida suficiência na leitura e compreensão de texto relacionado à temática da área de concentração do Programa, redigido em francês ou inglês (opção indicada pelo candidato na ficha de inscrição). Será permitido o uso de dicionário impresso.

Data e horário da prova: 04 de novembro de 2010, das 14 h às 16 h.

Nota mínima para aprovação: 7 (sete).

Resultado da prova de língua estrangeira: 17 de novembro de 2010, às 18 horas, divulgado na Secretaria da Pós-graduação em Letras e na página eletrônica do Programa (www.posletras.ufop.br).

 3.3 Prova específica – Prova escrita, em língua portuguesa, para os candidatos aprovados nas etapas anteriores. A prova terá por base a bibliografia indicada neste Edital. Será permitido ao candidato consultar apenas essa bibliografia e realizar anotações sobre ela na primeira hora do início da prova, desde que não haja anotações prévias no material a ser consultado. Durante a redação da prova, poderão ser utilizadas as anotações feitas durante o período de consulta.

Data e horário da prova: 05 de novembro de 2010, das 14 h às 18 h.

Nota mínima para aprovação: 7 (sete).

Resultado da prova específica: 07 de dezembro de 2010, às 18 horas, divulgado na Secretaria da Pós-graduação em Letras e na página eletrônica do Programa (www.posletras.ufop.br).

 3.4 Entrevista (prova oral) – Arguição sobre o pré-projeto de pesquisa apresentado pelo candidato, sobre a prova específica e sobre a trajetória acadêmica com base em seu currículo Lattes.

Data da entrevista (prova oral): de 13 a 15 de dezembro de 2010. O horário de comparecimento dos candidatos será divulgado no dia 07 de dezembro de 2010, segundo critério estabelecido pelo Colegiado do Programa.

 

 Nota mínima para aprovação: 7 (sete).

 4. BIBLIOGRAFIA

4.1 LINHA DE PESQUISA LINGUAGEM E MEMÓRIA CULTURAL

 

 CUNHA, M. A. F.; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

 GAGNEBIN, Jeanne-Marie. A memória dos mortais; O que significa elaborar o passado; O rastro e a cicatriz: metáforas da memória; Os prelúdios de Paul Ricoeur. In: Lembrar, Escrever, Esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006, p. 13-27; 97-106; 107-118; 179-193.

 KUNDERA, Milan. Parte 7: O Romance, a Memória, O Esquecimento. In: A Cortina. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 135-156.

 MARTELOTTA, M. E. et alli (org.). Linguística; Conceitos de gramática; Estruturalismo. In: Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008, p.15-30; 43-70; 113-176.

 PORTER, R. Introdução. In: BURKE, P. PORTER, R. (org.) Linguagem, indivíduo e sociedade: história social da linguagem. Trad. Álvaro Luiz Hattnher. São Paulo: Editora da UNESP, 1993, p.13-37.

 

 

RICOEUR, Paul. Capítulo 1. Memória e Imaginação (ver: Advertência; Da Memória e da Reminiscência; Nota de Orientação); Capítulo 3. Memória Pessoal, Memória Coletiva (ver: Nota de Orientação; Três sujeitos de atribuição da lembrança: eu, os coletivos, os próximos). In: A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. Unicamp, 2007, p 17-19; 23-24; 25-26; 105-107; 134-142.

VERDONK, P. Stylistics. Oxford: Oxford University Press, 2002. (Oxford Introductions to Languagetudy)

WEINRICH, Harald. Lete – Arte e Memória do Esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. Recomenda-se a leitura do conto Funes, o memorioso, de Jorge Luís Borges. In: BORGES, Jorge Luis. Ficções: São Paulo, Companhia das Letras, 2007.


 

 4.2 LINHA DE PESQUISA TRADUÇÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS

 

BASSNETT, S. Estudos da tradução. Trad. V. C. Figueiredo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

 BENJAMIN, W. A tarefa-renúncia do tradutor. In: HEIDEERMANN, W. (org.) Clássicos da teoria da tradução alemão-português.Trad. S. L. Kampf. Florianópolis: NUT/UFSC, 2001. p.189-215.

 BRANDÃO, Helena N. Introdução à Análise do Discurso. São Paulo: Unicamp, 2004.

 HOLMES, J. S. The Name and Nature of Translation Studies. In: VENUTI, L. (org.). The Translation Studies Reader. Londres; Nova York: Routledge, 2004. p. 180-192.

 JAKOBSON, R. Aspectos linguísticos da tradução. In: JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. ed. Trad. I. Blikstein; J. P. Paes. São Paulo: Cultrix, 1971. p. 63-72.

 MACHADO, Anna Rachel (org.). Capítulo 8: As contribuições de uma abordagem praxeológica do discurso para a análise do trabalho do professor: o enquadramento das atividades em aula. O Ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 199-235.

MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 6. ed. São Paulo: Ática, 2007.

 

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

 5. RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO 

 

5.1 A divulgação do resultado do processo de seleção será feita no dia 17 de dezembro de 2010, na Secretaria de Pós-graduação em Letras e na página eletrônica do Programa (www.posletras.ufop.br).

 5.2 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 7 (sete) na análise do projeto de pesquisa, na prova de língua estrangeira (francês ou inglês), na prova específica e na entrevista (prova oral).

 5.3 Os aprovados serão classificados em ordem decrescente da média final alcançada no pré-projeto de pesquisa, na prova de língua estrangeira (francês ou inglês), na prova específica e na entrevista (prova oral).

 

 5.4 Critérios de desempate:1) nota da prova específica; 2) nota do pré-projeto de pesquisa; 3) nota da entrevista (prova oral); 4) nota da prova de língua estrangeira.

 

 6. NÚMERO DE VAGAS 

6.1. O Programa de Pós-graduação em Letras da UFOP oferecerá 15 (quinze) vagas para o ano de 2011. Não será obrigatório o preenchimento de todas as vagas. Não será garantida a concessão de bolsas de estudo para os candidatos selecionados.

 

 6.2. Os candidatos aprovados e não classificados entre os quinze primeiros lugares poderão, a critério do Colegiado, ser chamados a ingressar no Programa.

 

 7. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

16/08 a 17/09/10 – Inscrições

22/09/10 – Divulgação do deferimento das inscrições

07/10/10 – Divulgação da relação dos pré-projetos aprovados

04/11/10 – Prova de língua estrangeira

05/11/10 – Prova escrita específica

17/11/10 – Resultado da prova de língua estrangeira

07/12/10 – Resultado da prova específica

13 a 15/12/10 – Entrevista (prova oral)

17/12/10 – Resultado final

 8. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

8.1 Nenhum dos resultados será fornecido via e-mail, fax ou telefone.

8.2 A Comissão de Seleção decidirá sobre as questões não previstas neste Edital.

8.3 A documentação dos candidatos não classificados deverá ser retirada na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Letras, após decorridos trinta dias do encerramento do processo seletivo. Caso a documentação não seja retirada dentro desse prazo, proceder-se-á à sua incineração.

8.4. Informações:

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Letras

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Rua do Seminário, s/n

35420-000 Mariana – MG

Telefax: (31) 3557-9423

e-mail: posletras.ichs.ufop.br

HORÁRIO DAS ENTREVISTAS (prova oral)
 

Login