Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Histórico

O curso de Letras da UFOP foi instituído pela Resolução nº 016, de 18 de abril de 1980, do Egrégio Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. O curso é circunscrito ao Departamento de Letras – DELET –, que é incorporado ao ICHS – Instituto de Ciências Humanas e Sociais –, localizado no campus da cidade de Mariana, Minas Gerais. A partir do Parecer nº 774, de 06 de novembro de 1986, do então Conselho Federal de Educação, o curso foi reconhecido pelo MEC por meio da portaria nº 134, de 09 de março de 1987.

Os princípios que nortearam a implantação do curso de Letras foram traçados de forma a atender, além da legislação em vigor, a estrutura dos cursos de licenciatura e de bacharelado. Levou-se em conta a região onde se localiza a Universidade Federal de Ouro Preto, que é conhecida internacionalmente como berço das tradições e centro da cultura mineira, irradiadora de atividades de pesquisa e de desenvolvimento das Letras e das Artes; daí a responsabilidade de adequação do currículo de modo a satisfazer às peculiaridades regionais. Assim, foram convidados, pela UFOP, especialistas que desenvolveram um plano de trabalho de organização curricular nas respectivas áreas de ensino do curso de Letras, levando em conta duas características básicas: os interesses regionais e as condições do mercado de trabalho no qual, posteriormente, atuariam os futuros licenciados e bacharéis.

Atualmente, o curso de Letras recebe 50 ingressantes por semestre. Desde 1993, o curso oferece 5 (cinco) habilitações: Licenciatura em Língua Portuguesa, Licenciatura em Língua Inglesa, Bacharelado em Tradução, Bacharelado em Estudos Lingüísticos e Bacharelado em Estudos Literários. No segundo semestre de 2008, teve início a implantação do novo projeto pedagógico do curso de Letras, que contempla as exigências das Diretrizes Curriculares e que imprime um perfil melhor definido aos graduandos de cada uma das cinco habilitações.

Desde a criação do curso de Letras, o Departamento vem promovendo eventos acadêmico-científicos que fomentam o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa na área e o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições. Entre eles, destacam-se as dez edições da Semana de Letras, os encontros do Dia do Tradutor, o Colóquio Tradução, Vanguarda e Modernismos, o Simpósio de Análise do Discurso, Relevância em Tradução, o Encontro Nacional de Tradutores e o Encontro Internacional de Tradutores, além de outros seminários, encontros e colóquios que contam com ampla participação de docentes e alunos de Letras. Entre estes incluem-se os da programação do tradicional Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e do Fórum das Letras.

Através dos Centros de Estudos, os docentes do Departamento estão inseridos nas linhas de pesquisa Linguagem e memória cultural; Tradução e práticas discursivas; Língua portuguesa: aspectos sonoros e gramaticais, com o envolvimento de alunos de iniciação científica, participantes dos programas PROBIC-UFOP/FAPEMIG, PIBIC-UFOP/CNPq, PIP-UFOP e PIVIC-UFOP.

Outras iniciativas que merecem destaque em relação ao fomento à pesquisa, no Departamento, são as seguintes: Implantação do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Tradução e Revisão de Textos em 2007; Intercâmbio com professores de outras instituições (UECE, UFMG, USP, SIL-International, Sarah Lawrence College etc.); ampliação do Laboratório de Línguas; criação de uma revista eletrônica do DELET; aquisição de novos itens bibliográficos para a Biblioteca do Instituto; retomada de publicação da revista ComTextos, ISSN 0103-670X.

Nos últimos anos, foram criados, e estão em funcionamento, dois Centros de Estudos, a saber: o Centro de Estudos da Tradução e o Centro de Estudos Lingüísticos e Literários, que funcionam como espaços de reflexão acadêmico-científica entre pesquisadores do Departamento. Ligados a esses Centros de Estudos, há três laboratórios em funcionamento: o Laboratório de Línguas Estrangeiras Modernas, o Laboratório de Pesquisas do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários, e o Laboratório de Tradução e Revisão de Textos.

Em maio de 2009, a CAPES, na 108ª Reunião do Conselho Técnico Científico, aprovou a criação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, em nível de Mestrado Acadêmico. O início das atividades de ensino e pesquisa do Programa está previsto para março de 2010.

A partir da implantação do Programa de Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem, será muito mais efetiva a celebração de laços de cooperação já existentes na UFOP, tanto em nível local quanto em nível internacional, com universidades européias e americanas, abrangendo a área de concentração do referido programa.

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Endereço:
Universidade Federal de Ouro Preto
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS
Rua do Seminário, s/n, 35400-000
Mariana (MG) – Brasil

Telefones:
+55(31)3557-9418


Horário de Funcionamento:
14h às 17h

E-mail:
posletras@ichs.ufop.br